Aprenda como jogar canastra, entenda o valor das cartas e como ganhar no jogo. Confira abaixo os sites para jogar canastra online e outros jogos de cassino que oferecem bônus de boas-vindas.
Tudo sobre a canastra online
As regras da canastra tanto online quanto em mesas de jogo reais são muito parecidas. A canastra é jogada em parceria entre 2 a 4 jogadores. São utilizadas 108 cartas, sendo dois baralhos de 52 cartas cada e dependendo do tipo de jogo, mais quatro curingas que podem substituir qualquer carta. Há diversas rodadas de jogo e os pontos atingidos por cada dupla são somados até que se atinja um limite de pontos. (geralmente de 3.000 a 5.000 pontos).
As regras variam um pouco a cada site, mas de uma forma geral, a maioria permite que o jogador escolha se a mesa terá 2 ou 4 participantes. É possível ainda escolher a variante: Aberto, Fechado ou STBL (Sem Trinca Bate Limpo). Cada jogador recebe 11 cartas, e 11 cartas são separadas para o morto e o restante para o monte. O objetivo será o mesmo, acabar com as cartas da mão e somar o maior número de pontos.
Além disso, é possível participar de chats online durante o jogo de canastra e conhecer jogadores do mundo todo.
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Regras da canastra online
Esse jogo tem muitas variantes, dependendo de onde é jogado, e por isso é importante conhecer as regras, pontuação das cartas e ainda aprender estratégias para diminuir as chances do adversário. O jogo é bem simples, mas possui muitos detalhes, por isso é importante entender e dominar todas as regras da canastra online antes de começar a jogar.
- O primeiro passo é formar duas duplas e decidir quem começará distribuindo as cartas. Distribua 11 cartas, uma a uma, em sentido horário.
- Enquanto um jogador distribui as cartas, o outro à sua esquerda deverá separar as cartas do morto (também 11 cartas) e as cartas restantes se tornarão o monte, onde os jogadores vão comprar/pescar as cartas que ficam viradas para baixo no meio da mesa.
- Somente o primeiro jogador (à direita do que embaralhou e distribuiu o monte principal) pode comprar uma carta na sua primeira rodada. Caso ele não goste da carta, poderá descartar e já comprar outra. As cartas descartadas (lixo), deverão ficar ao lado do monte.
- Sempre que for sua vez, você deve pescar/comprar uma carta e descartar outra, essa última deve ser virada para cima e somente na sua jogada você pode baixar (colocar todos os jogos que você tiver pronto) na mesa para que todos jogadores vejam. Os jogos podem ser baixados com no mínimo três cartas, todas em sequências e do mesmo naipe.
- O próximo jogador vai fazer a mesma coisa, ele pode comprar uma carta do monte ou pegar o lixo/sobra da mesa, baixar seus jogos e assim sucessivamente.
Principais regras da canastra
- Baixar o jogo significa colocar as suas jogadas na mesa de no mínimo 3 cartas em sequência do mesmo naipe viradas para cima. Quando baixar, é possível acrescentar mais cartas nas jogadas já baixadas para ir formando a sua canastra. Quando formar sete cartas, a sequência se torna uma canastra.
- É possível ainda utilizar os curingas para substituir qualquer carta que estiver faltando, mas apenas um por sequência ou canastra.
- Além disso, vale lembrar que a carta 2 também vale como curinga, e nesse caso, se ela estiver sendo utilizada em uma combinação de seu mesmo naipe, é possível movê-la para sua posição correta (após o As de início), antes de fechar a canastra para limpar a sua canastra.
- Quando jogado em duplas, ambos jogadores do mesmo time podem baixar os jogos e podem complementar o jogo de seu parceiro, mas é necessário ser em sua respectiva vez.
- Descarte/refugo ou lixo é composto por cartas que já passaram pelas mãos de outros jogadores e foram descartadas. Ou seja, ao invés de pegar do monte, você tem a possibilidade de pegar esse lixo. Vale lembrar, que quando fizer isso, é necessário recolher TODAS as cartas. Você só poderá pegar o lixo se a carta que estiver no topo dele puder ser utilizada em algum jogo seu.
- Morto é outro montante de cartas, também formado por 11 cartas que o jogador irá receber quando acabar as 11 primeiras cartas de sua mão. Se o jogo for de duplas, só poderá pegar o morto o primeiro jogador da dupla a acabar com as cartas da própria mão.
- Cada dupla deve formar pelo menos uma canastra antes de bater (colocar todos os jogos na mesa e finalizar o jogo).
Tipos de canastra e batidas
- Canastra Limpa: conjunto de sete cartas do mesmo naipe em uma sequência contínua e sem uso de curinga (por isso, o nome). Se a carta número 2 estiver em seu lugar de costume e não sendo utilizada como curinga, também é uma canastra limpa. Mas, se o número 2 for do mesmo naipe que a canastra, essa poderá ser limpa durante a partida antes da canastra atingir a sétima carta.
- Canastra Suja: canastra com sete cartas sequenciais mas que usam o curinga, se nesse caso o 2 estiver sendo usado como curinga, a canastra também é considerada suja.
- Canastra de Quinhentos: As a K, sem curingas.
- Canastra Real: de As a As sem nenhum curinga. Lavadeiras, também conhecida por trinca, podemos nomeá-las de “canastra” que usam cartas iguais com naipes variados. Por exemplo, uma lavadeira do número 4 que utiliza pelo menos três cartas com diferentes naipes. Sua pontuação não é contada como canastra, mas é somado na contagem final.
Bater significa acabar o jogo, quando o jogador baixa todas as suas cartas não ficando com nenhuma em mão. Ele pode descartar ou usar a sua última carta. Você pode bater de formas diferentes, de acordo com as cartas que tiver na mão. A forma com que bater também conta pontuação diferente, confira:
- Batida Direta: batida que o jogador finaliza a jogada sem descartar nenhuma carta, utilizando todas as cartas em sua mão. Se ele tiver ainda o morto a pegar, ele poderá continuar jogando até descartar uma carta (sem pescar/comprar cartas novas);
- Batida Indireta: quando o jogador bate, mas descartando uma carta. Se nesse caso ele pegou o morto após esse descarte, ele poderá continuar suas jogadas somente na próxima rodada.
- Primeira Batida: na primeira batida não é necessário ter canastras, e o jogador deverá pegar o morto, as 11 cartas separadas que foram separadas no início, e o jogo continuará normalmente.
- Segunda Batida: quando você termina com as cartas do morto que você pegou e o jogo finaliza nesse instante, mesmo que ainda haja morto do adversário na mesa. Para bater nessa vez, é necessário ter pelo menos uma canastra limpa.
Pontuação do jogo de canastra
A primeira combinação que o jogador baixar na mesa tem que ter um mínimo de pontos determinado pela quantidade de pontos que cada dupla acumulou durante o jogo. Ao jogar canastra online, você pode encontrar alguma pontuação diferente dependendo da variante do jogo. Confira a pontuação de cada carta, valor das canastras e valor de cada jogada mais comumente encontrados nos casinos online:
- Coringa na combinação: 50 pontos
- As: 15 pontos
- 8 a K (rei) e o curinga (carta número 2): 10 pontos
- 3 a 7: 5 pontos
- Canastra Suja: 100 (ou 150) pontos
- Canastra Limpa: 200 (ou 300) pontos
- Meia Canastra Real (limpa, sem coringa, do As a Rei): 500 pontos
- Canastra Real (limpa, de As a As): 1 000 pontos
- Quem bater primeiro (finalizar o jogo): 100 pontos
- O jogador que bater usando todas as cartas da mão (bater fechado), ganhará 200 pontos, e se bater fazendo várias combinações em turnos diferentes ganhará 100 pontos.
- Cada carta número 3 vermelha conta 100 pontos cada, caso uma dupla tiver todas elas, ganharão 800 pontos, mas se um time tiver os três vermelhos na mesa e não fizerem combinações, perderão 100 pontos por cada um.
- No fim da contagem, subtraia dos pontos o valor de cada carta que esteja na mão da dupla que perdeu.
- Quando o jogador ou a dupla batem, soma-se 100 pontos da mesa, e mais 100 pela batida.
- Se algum jogador deixou de pegar o morto, desconta-se 100 pontos como penalidade. Mas, caso ele compre o morto por batida indireta (descartando uma carta para pegá-lo), e o adversário terminar a partida antes de chegar sua vez novamente, o morto deverá ser pago, como se não tivesse sido pego anteriormente, já que não chegou sua vez e ele está com as 11 cartas na mão.
- Perder o morto: 100 pontos negativos. Se as duas duplas, ou todos os jogadores não pegarem o morto, e esse for utilizado como monte caso esse acabe, ninguém perde os 100 pontos.
- As cartas de número 3 vermelha são considerados cartas bônus, quando contadas fora das combinações. Caso um jogador tenha um 3 vermelho na mão, ele deve baixar o mais rápido possível e no início de sua vez, e aquele jogador puxa uma carta do monte para substituí-lo, além da carta normal que deve ser comprada na sua jogada. Caso o jogador compre o 3 vermelho no monte, ele deve colocá-la no refugo e comprar outra carta.
- Vale lembrar que caso esqueça de fazer as regras acima, a dupla perderá 500 pontos.
- Pontuação Final: caso o total de pontos de uma dupla for entre 0 e 1.495, sua combinação inicial deve valer pelo menos 50 pontos. Se for entre 1.500 e 2.995, essa combinação inicial deverá valer pelo menos 50 pontos. Já, se for 3.000, deverá valer no mínimo 120 pontos, mas, se a dupla tiver pontuação negativa, o mínimo diminui para 15.
- Vale lembrar que se o jogador pegar as cartas da mesa, somente a carta do topo conta pontos para atingir o mínimo. Até que a dupla possa fazer uma combinação com valor mínimo, nenhum jogador poderá comprar essas cartas do descarte. Além disso, se um jogador fizer uma combinação inicial que não atinja os pontos mínimos, as cartas voltam para a mão dele e o valor mínimo aumenta em 10 pontos.
- Sempre confira se alguma dupla alcançou os pontos mínimos para finalizar o jogo. Se isso acontecer, o jogo termina e a dupla vence, caso contrário, inicia-se nova jogada.
Estratégias para canastra online
Assim como outros jogos de cassino, a canastra é um jogo que não depende totalmente da sorte e as decisões dos jogadores podem influenciar no resultado. Confira abaixo algumas estratégias para aumentar seus ganhos:
- Busque sempre pegar o morto o mais rápido possível, mesmo que você precise descartar um curinga.
- Tente não baixar o jogo caso não seja realmente necessário, pois com as cartas na mão você tem a vantagem de o adversário descartar cartas úteis para utilizar em seu jogo, e caso não tenha baixado as jogadas, você pode fazer inúmeras alterações.
- Sempre foque nas sequências, que inclusive podem ser canastras. Isso porque possuem uma maior probabilidade de bater o jogo. Entre essas sequências, opte sempre pelas abertas em ambos os lados, deixando os extremos (3, K e As) para eventuais descartes.
- Tente fazer trincas (três cartas iguais) ou lavadeiras somente em último caso, por exemplo, se for para bater e pegar o morto.
- Tente unir aos jogos um curinga não utilizável; quando se tratar de cartas úteis para impedir o jogo do adversário; quando estamos com diversas combinações longas (4 ou mais cartas iguais) e quando faltar sequência.
- Sempre tente utilizar nas sequências, curingas de carta “2” do mesmo naipe da sequência, pois é possível limpar a canastra futuramente.
- Vale lembrar que não vale a utilização de dois curingas numa sequência, mas caso você tenha o 2 como curinga em uma sequência do mesmo naipe, você também pode utilizar o curinga “joker”.
- Evite permanecer com cartas úteis na sua mão se não possuir ao menos uma canastra, pois sem ao menos você perceber, o adversário pode bater e encerrar o jogo.
- Caso seu adversário baixe jogos que contenha um curinga e você possua a cartas, exemplo: ele baixa o jogo As, K, Joker, J. E você possua o Q e 10 e não tem o que fazer com isso, tente utilizá-los em qualquer jogo ou aguarde por um curinga. Caso contrário, você ajudará (e muito) seu adversário.
- Nunca fique com apenas uma carta na mão. Essa é uma dica e uma estratégia muito utilizada nesse jogo. Parece ser besteira, mas caso isso aconteça você cairá nas mãos dos adversários e acabará dependendo das jogadas deles.
Estratégias da canastra contra o adversário
- Conheça seu adversário: fique atento nas movimentações e jogadas do seu adversário, com isso você irá saber quais cartas ele está esperando, quais naipes ele precisa, se ele sempre compra o lixo ou o monte, se joga agressivo ou é conservador.
- Fique atento à quantidade de cartas na mão do adversário: se um de seus adversários tiver poucas cartas na mão, após pegar o morto, ele tem grandes chances de bater a qualquer segundo. E então você vai ter que pagar por todas as cartas que permanecerem em suas mãos. Nesse caso, se estiver pensando em comprar uma mesa cheia e não cartas do monte, conte os pontos que poderá descer e os que ficarão em sua mão e analise se vale a pena ou não.
- Utilizando o curinga: o curinga é excelente para suas jogadas, mas é necessário saber a melhor hora para utilizá-lo. Além disso, se tiver muitos curingas na mão, tenha calma. Vale lembrar ainda que uma canastra real vale muito mais a pena que uma suja. Tente também utilizar o curinga da carta 2, com o mesmo naipe, assim futuramente é possível ”limpar” seu jogo.
- Evite descartar as cartas número “7” e “8”: estas cartas são chamadas de cartas do meio e elas dão chances para jogos de cartas baixas ou altas, ou seja, você poderá dar uma grande e o dobro de oportunidade para seus adversários de fazerem um jogo. Além disso, vale lembrar que o descarte é uma grande estratégia do jogo, se você seguir a primeira regra, prestar atenção nas jogadas de cada jogador, você saberá qual melhor carta descartar.
PRÓS
- Fácil de aprender as regras
- Jogo divertido
- A tensão gera adrenalina no jogo
- Versão online (com robôs) e com jogadores presenciais
CONTRAS
- Não há muitos sites com canastra online
- Há algumas ambiguidades nas regras do jogo
Perguntas Frequentes – Canastra Online
A canastra online tem muitas regras?
As regras da canastra tanto online quanto em mesas de jogo reais são muito parecidas. A canastra é jogada em parceria entre 2 a 4 jogadores. São utilizadas 108 cartas, sendo dois baralhos de 52 cartas cada e dependendo do tipo de jogo, mais quatro curingas que podem substituir qualquer carta. Há diversas rodadas de jogo e os pontos atingidos por cada dupla são somados até que se atinja um limite de pontos. (geralmente de 3.000 a 5.000 pontos). As regras variam um pouco a cada site, mas de uma forma geral, a maioria permite que o jogador escolha se a mesa terá 2 ou 4 participantes. É possível ainda escolher a variante: Aberto, Fechado ou STBL (Sem Trinca Bate Limpo). Cada jogador recebe 11 cartas, e 11 cartas são separadas para o morto e o restante para o monte. O objetivo será o mesmo, acabar com as cartas da mão e somar o maior número de pontos. Além disso, é possível participar de chats online durante o jogo de canastra e conhecer jogadores do mundo todo.
Quais os tipos de canastra?
– Canastra Limpa: conjunto de sete cartas do mesmo naipe em uma sequência contínua e sem uso de curinga (por isso, o nome). Se a carta número 2 estiver em seu lugar de costume e não sendo utilizada como curinga, também é uma canastra limpa. Mas, se o número 2 for do mesmo naipe que a canastra, essa poderá ser limpa durante a partida antes da canastra atingir a sétima carta.
– Canastra Suja: canastra com sete cartas sequenciais mas que usam o curinga, se nesse caso o 2 estiver sendo usado como curinga, a canastra também é considerada suja.
– Canastra de Quinhentos: As a K, sem curingas.
– Canastra Real: de As a As sem nenhum curinga. Lavadeiras, também conhecida por trinca, podemos nomeá-las de “canastra” que usam cartas iguais com naipes variados. Por exemplo, uma lavadeira do número 4 que utiliza pelo menos três cartas com diferentes naipes. Sua pontuação não é contada como canastra, mas é somado na contagem final.
Quais os tipos de batidas no jogo de canastra?
– Batida Direta: batida que o jogador finaliza a jogada sem descartar nenhuma carta, utilizando todas as cartas em sua mão. Se ele tiver ainda o morto a pegar, ele poderá continuar jogando até descartar uma carta (sem pescar/comprar cartas novas);
– Batida Indireta: quando o jogador bate, mas descartando uma carta. Se nesse caso ele pegou o morto após esse descarte, ele poderá continuar suas jogadas somente na próxima rodada.
– Primeira Batida: na primeira batida não é necessário ter canastras, e o jogador deverá pegar o morto, as 11 cartas separadas que foram separadas no início, e o jogo continuará normalmente.
– Segunda Batida: quando você termina com as cartas do morto que você pegou e o jogo finaliza nesse instante, mesmo que ainda haja morto do adversário na mesa. Para bater nessa vez, é necessário ter pelo menos uma canastra limpa.